8 espaços ligados à Natureza que vai querer visitar

Santa Maria da Feira possui espaços lindissimos ligados à Natureza e que vale a pena visitar. Damos-lhe 8 opções de visita para quando nos visitar:

1. ZOO DE LOUROSA - PARQUE ORNITOLÓGICO


O Zoo de Lourosa é um equipamento zoológico que tem particularidades singulares a nível nacional – é o único parque ornitológico do país. Dedicado exclusivamente a aves, com uma coleção de cerca de 500 exemplares de 150 espécies diferentes, distribuídas por 80 habitats de cativeiro. De resto, tem uma das mais emblemáticas e representativas coleções de aves da Península Ibérica, espelhando a realidade da Avifauna dos 5 continentes, sendo um dos poucos equipamentos do género na Europa. Localizado em Lourosa, cidade de forte dinâmica industrial no setor corticeiro, o Zoo de Lourosa está a cerca de 15 minutos da cidade do Porto, com ligação privilegiada aos nós da A1, A29 e A41, distando poucos metros da EN1. Com uma fortíssima dinâmica voltada para o público familiar e escolar, este diferenciador equipamento assume uma transversalidade etária como poucos. O fascínio natural que o público tem pelo conhecimento sobre a vida animal assume-se aqui a par da possibilidade de contactar e vivenciar realidades que se concentram no propósito primeiro do Zoo – Recriar Habitats, Reproduzir Espécies e Reciclar Conhecimentos.

2. PARQUE DAS RIBEIRAS DO RIO UÍMA


O Parque das Ribeiras do Rio Uíma, integrado nas freguesias de Fiães e Lobão, combina vários sistemas de zonas húmidas, terrestres e ocupação humana, formando uma extensa várzea. Aqui podem observar-se espaços muito ricos a nível da diversidade de habitats, albergando grande número de espécies vegetais e animais. Com a valorização das margens do Rio Uíma, nomeadamente com intervenções de preservação da biodiversidade e conservação do corredor ecológico, criaram-se condições para observar de perto os habitats naturais. É possível neste espaço realizar percursos pedonais, com interpretação de ecossistemas ribeirinhos com estatuto de proteção, e observar os ciclos de transformações anuais num equilíbrio harmonioso entre as condições naturais e sistemas humanizados.

3. PORTO CARVOEIRO


Situado no extremo norte do concelho de Santa Maria da Feira, junto ao Rio Douro, o Porto carvoeiro é, pela sua envolvência de grande beleza natural, um local de lazer e descontração onde se praticam alguns desportos. Regredindo no tempo, até cerca de 1950, imagine-se o Porto de Carvoeiro…era um dos locais com maior dinâmica comercial de Santa Maria da Feira. Os barcos rebelos oriundos do Porto e de Gaia traziam até este porto diversas mercadorias, especialmente alimentos, que eram depois distribuídas por todo o concelho, em carros de bois. No regresso carregavam madeira e carvão.

4. JARDINS MUNICIPAIS


Frondoso parque de merendas com acesso direto através da escadaria a um pequeno lago artificial com vários repuxos de água, um conjunto escultórico em bronze onde se projeta um certo imaginário infantil e um recanto onde o poeta Pedro Homem de Mello entendeu deixar um verso em homenagem ao folclore da Vila da Feira. Aproveitam-se os bancos de jardim, não só para repouso, mas para melhor usufruir da imensa sinfonia proporcionada pelo rico arvoredo da Alameda Roberto Vaz Oliveira, que liga o Rossio ao Castelo.

5. JARDINS DO EUROPARQUE


Santa Maria da Feira tem vários espaços verdes no seu núcleo urbano, mas o complexo constituído pelo Centro de Negócios, Centro de Ciência, Centro de Congressos e Parque de Imagem veio dar uma nova dimensão ao modo como pode ser usufruída a Natureza.

6. QUINTA DO CASTELO


Retrato de um certo gosto romântico, a Quinta do Castelo inclui um lago e grutas artificiais, construídas pela Companhia Hortícola do Porto.
A luxúria da vegetação convida à peregrinação por entre múltiplos trilhos desenhados num terreno de declives vários.

7. PRAIA FLUVIAL DA MÁMOA


No verão as áreas balnear e de lazer da praia fluvial da Mámoa, na freguesia de Milheirós de Poiares, recebem dezenas de veraneantes. Inserida no âmbito da reabilitação das zonas ribeirinhas e criação de espaços públicos de lazer em estreita ligação com a natureza, esta infraestrutura tem ao dispor dos utilizadores, duas praias, uma em cada margem, áreas ajardinadas e de lazer, e estacionamento.
Dotada de equipamentos desportivos, infraestruturas de apoio às atividades lúdicas, bar e restaurante, a praia fluvial da Mámoa tem uma área de cerca de dois hectares, contígua a uma ponte rodoviária sobre o rio Antuã, junto à qual se encontra um pequeno moinho, remodelado.
Esta praia fluvial é uma zona balnear extremamente agradável, com uma boa exposição solar, ideal para quem aprecia os convívios ao ar livre e os desportos de natureza.

8. PARQUE DA CIDADE DE LOUROSA


O Parque da Cidade, muitas vezes denominado o Pulmão de Lourosa, tem uma maior área verde e aí podem encontrar-se algumas zonas de interesse para quem dele desfrutar: parque infantil, campo de areia, campo sintético, equipamentos para atividade física e bancos de madeira para usufruir de um bom descanso e apreciar a natureza envolvente, ordenada com caminhos e trilhos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pulseiras Viagem Medieval 2019

Receita de Fogaça de Santa Maria da Feira

Em 2018 vai vir ao Perlim?