3 Monumentos Religiosos para conhecer em Santa Maria da Feira

Santa Maria da Feira também possuí uma tradição em Turismo Religioso. Desde a Semana Santa e o Caminho de Santiago Português, este concelho apresenta monumentos religiosos que vale a pena visitar e conhecer. Aqui fica a sugestão de 3 monumentos religiosos:

1. Igreja do Espírito Santo (Matriz)


A Igreja de S. João Evangelista ou do Espírito Santo faz parte do imponente conjunto arquitetónico constituído pela igreja e convento, onde se albergou a Congregação dos Lóios ou dos Cónegos Azuis. Com o patrocínio dos Condes Pereira, a sua construção iniciou-se em meados do séc. XVI, prolongando-se para os séculos seguintes. No interior, a capela-mor apresenta grande riqueza em talha, assim como nos altares laterais, dedicados a santos titulares, nomeadamente a S. Sebastião. No exterior, e fazendo parte deste conjunto monumental, a escadaria com o cruzeiro a meio, e a rematar o chafariz da mesma época.

2. Igreja da Misericórdia


Antes da construção da atual Igreja do Espírito Santo, era esta a Igreja Matriz da Feira, dedicada ao padroeiro S. Nicolau, que, após esta transação, passou a ser dedicada a S. Francisco. Tendo sido fundada a Santa Casa da Misericórdia da Feira por volta de 1594, e aproveitando o estado de ruína desta capela de S. Francisco, no final do séc. XVII, com a realização de algumas obras, aí foi instalada a Igreja da Misericórdia, dedicada a N. S. dos Prazeres ou Senhora do Campo. No interior, apresenta três altares: o altarmor, um do lado da epístola com a imagem de N. S. da Conceição e o outro, do lado do evangelho, a N. S. dos Prazeres. No exterior, a igreja é adornada por largo escadório setecentista e chafariz de 3 bicas.

3. Capela da N.ª Sr.ª da Encarnação


Junto à barbacã do Castelo de Santa Maria da Feira, encontra-se um interessante conjunto constituído pela capela, de forma hexagonal, e casa do capelão, mandadas edificar pela condessa Joana Forjaz Pereira, em 1656. Esta capela veio substituir uma antiga ermida dedicada a Nossa Senhora, a do Castelo, tendo transitado todo o núcleo de imagens religiosas para a nova capela, onde se pode observar a N. S. do Castelo, a rainha Santa Isabel, que foi donatária da Terra de Santa Maria, ou Santa Luzia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pulseiras Viagem Medieval 2019

Em 2018 vai vir ao Perlim?

Receita de Fogaça de Santa Maria da Feira